09 Fevereiro 2022
Como Fazer Uma Ementa para Restaurante
Se tem um restaurante, café ou bar, de certeza que já se questionou sobre como fazer uma ementa. Sabendo que a ementa do restaurante representa, muitas das vezes, o primeiro contacto dos potenciais consumidores com o seu estabelecimento, a decisão sobre o tipo de informação que se deve incluir, o design da ementa, entre outros é muito importante.
Uma boa ementa pode ser decisiva no sucesso do seu estabelecimento. Aprenda a fazer uma ementa personalizada para o seu restaurante e confira alguns exemplos de ementas para restaurantes e inspire-se!
A ementa é um elemento fundamental do seu restaurante, por isso, dedique tempo na sua elaboração. Antes de começar a criar a sua ementa, tenha em consideração alguns aspetos importantes, tais como: os pratos e bebidas que pretende incluir na ementa, a ordem dos elementos, o tipo de letra, as cores, entre outros. Lembre-se, também, que pode ter dois tipos de ementas para o restaurante – um com a oferta padrão do restaurante e outro com o menu específico para alguns dias ou semana.
Defina o público-alvo que pretende alcançar
Esta é uma decisão de suma importância, pois a partir dela poderá decidir sobre vários elementos da ementa, tais como: o design e a informação a conter. Se tiver, por exemplo, alguma oferta especial para crianças, considere criar uma ementa especial para elas, com os pratos, bebidas e design adequados ao seu gosto.
Apresente as informações com clareza
Os pratos e bebidas que constem na ementa devem ter o preço definido e contar com uma descrição completa dos seus ingredientes. Refira, também, os alergénios que possam conter em alguns alimentos.
Escolha uma boa estrutura de informação
Uma boa forma de estruturar a informação a conter na ementa para o restaurante é agrupar os elementos por grupo:
No primeiro grupo adicione alimentos que estimulem o apetite dos seus clientes, como as entradas, petiscos e sopas.
No segundo grupo adicione pratos e alimentos leves, como as saladas, tostas e sandes.
Em terceiro lugar, adicione os pratos de carne e os pratos de peixe.
No quarto grupo adicione as bebidas
E, por fim, adicione a parte das sobremesas
A estrutura que apresentamos é a mais indicada, pois acompanha toda a estadia do cliente no seu restaurante, desde a sua chegada, em que o cliente vai “abrir o apetite”, até a parte final das refeições, que é comer a sobremesa e beber o café.
Esclareça se algum serviço tem limite temporal
Caso o seu restaurante sirva o pequeno-almoço, mas apenas até uma determinada hora, uma boa prática é separar essa parte do menu das restantes e chamar a atenção para o fato de o serviço ser limitado em termos de horário.I
Inclua informações relevantes do seu restaurante
Ao fazer a ementa para o seu restaurante, inclua todos os elementos e informações que ajudem o cliente a lembrar-se de si, tais como: o nome do restaurante, o logotipo, o endereço, o número de telefone, o e-mail e não se esqueça de adicionar as redes sociais em que está ativo.
Mantenha a ementa do seu restaurante atualizada
A medida que o negócio vai avançando, é normal que a oferta sofra algumas modificações, por exemplo: no preço, pratos ou bebidas que comece a servir ou que já não serve mais. É importante que atualize a ementa do seu restaurante, de forma a que toda a informação que nela conste seja coerente com a pratica atual do estabelecimento.